Relato de projetos de trabalho
Partindo do princípio que a educação ambiental é um
processo longo e contínuo, devemos mudar nossos hábitos e atitudes de maneira
espontânea e sabendo a importância de estar preservando o meio ambiente,
as escolas interagem com esta causa para combater o desperdício de energia.
Iniciamos
o trabalho com uma conversa informal, sondando o que os alunos já sabiam e o
que queriam saber sobre o assunto e foi aí que teve o início do projeto
PROCEL(programa nacional de conservação de energia elétrica). Após essa
conversa assistimos o filme “Casa dos desligados” com o objetivo de verificar
de onde vinha a energia elétrica que move o mundo. Foi promovido um debate
sobre o filme onde os alunos produziram um relatório do que aprenderam e o que
facilitou com essa compreensão, é devido morarmos numa cidade onde todos os
alunos tem acesso a passeios ao ar livre.
Foi
feita a leitura informativa sobre como melhor aproveitamento dos alimentos e
atividades relacionadas.
Depois
iniciamos diferentes fontes de energia elétrica com interpretação oral e escrita, cruzadinhas, caça-palavras,
montagem de mural com relatos dos alunos juntamente com fotos, elaboração de
frases educativas sobre como evitar o desperdício de energia elétrica.
Trabalhamos como complementação com contas de energia elétrica das residências
dos alunos interdisciplinarmente com matemática, com o intuito de verificar
quem gasta mais energia elétrica, motivos e consequências destes gastos.
Para
tornar a aula mais atrativa demos continuidade ao trabalho, passando um slide
no data show, “Carta de 2070” onde logo após foi feita a reflexão sobre a
conscientização da preservação do meio ambiente e em seguida fizeram uma
produção de texto.
Como
reflexão, discutimos a importância do tema abordado, os resultados alcançados,
como continuar o trabalho com os alunos e como levá-lo a seus familiares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário